Variante Iota: nova cepa mais letal surge nos Estados Unidos

Variante Iota: nova cepa mais letal surge nos Estados Unidos

A taxa de infecção, taxa de mortalidade e capacidade de evasão do sistema imunológico das novas variantes do coronavírus foram maiores do que o esperado. A conclusão acima foi extraída de uma pesquisa conduzida pelo Departamento de Saúde da Cidade de Nova York e pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia, EUA.

Apelidado de Jota pelos pesquisadores, foi identificado pela primeira vez em Nova York em novembro de 2023 e nenhum caso foi registrado no Brasil. Embora não tenha sido revisado por pares, este estudo mostrou que novas cepas de bactérias podem escapar das defesas do corpo em 10% dos casos.

Também tem a mesma taxa de mortalidade que Alpha no Reino Unido e é 60% mais letal do que a primeira subespécie encontrada em Wuhan, China.

As características das variantes são plotadas usando modelagem matemática para calcular números próximos de casos e mortalidade. Segundo pesquisas, a Jota perdeu a posição em Nova York a partir de março de 2023 com a chegada do Alpha. Mas ainda não está claro qual será sua reação a Delta.

Related Post: